lestra PROCERGS

lestra PROCERGS
153 Anos de Água Encanada em Porto Alegre
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 22 de fevereiro de 2014

José Montaury de Aguiar Leitão - O INTENDENTE

     No Jornal da Pampa do dia 21 de Fevereiro de 2014 apresentamos um vídeo com as principais realizações de José Montaury o prefeito que por mais tempo governou a cidade (1897-1924).
     Entre suas obras de maior destaque estão: A construção do Paço Municipal, a criação da Assistência Pública Municipal (atual HPS), a Estrada de Ferro do Riacho, a implantação de um serviço de telefonia municipal, a Hidráulica Moinhos de Vento, a Usina Elétrica Municipal, a implantação da rede de esgotos da cidade e o Plano Geral de Melhoramentos encomendado ao arquiteto João Moreira Maciel.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Juan Ganzo Fernández - Um Visionário Apaixonado

     O espanhol, nascido nas Canárias, Juan Ganzo Fernández chega a Porto Alegre no inicio do Século XX vindo de Montevidéu. Aqui vive por mais de 30 anos e neste período é responsável por inúmeras realizações - Funda a Companhia Telefonica Riograndense,  a primeira emissora de rádio do RGS,  o primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre além de participar de forma majoritária da fundação da Refinaria Ipiranga. Mudou-se para Florianópolis após vender suas ações na Companhia Telefonica Riograndense e lá desenvolve a telefonia no estado de SC com a fundação da Companhia Telefonica Catarinense
     No Jornal da Pampa do dia 20.12.2013, apresentamos um vídeo com um resumo desta fascinante trajetória.

A Antiga Praça da Harmonia em Porto Alegre

     No Jornal da Pampa do dia 14 de fevereiro de 2014, apresentamos um vídeo com a história da antiga Praça da Harmonia ( atual Brigadeiro Sampaio) em Porto Alegre.

     A Praça da Harmonia foi urbanizada a partir de 1865 e em 1920 foi destruida transformando-se no canteiro de obras da empresa de engenharia que construiu o Cais Mauá. Foi reconstruída na década de 60 e recebeu o nome de "Praça Brigadeiro Antonio Sampaio" em homenagem ao patrono da infantaria.