VARIG - 90 anos

VARIG - 90 anos
Vista Aérea do Colégio Rosário e Arredores - 1949
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 15 de março de 2014

Imagens Estereoscópicas da Antiga Porto Alegre

    No Jornal da Pampa do dia 14 de março de 2014 apresentamos um quadro sobre algumas imagens estereoscópicas feitas em Porto Alegre. No mesmo programa mostramos rapidamente alguns dos fundamentos das fotografias estereoscópicas.


Outras Fotografias Estereoscópicas de Porto Alegre

     Esta fotografia estereoscópica, tomada pela Fotografia Ferrari em 1885 (aprox), mostra o Farol de Itapuã na entrada da Lagoa dos Patos.
     Fotografia estereoscópica  tomada por Otto Schönwald em 1900 (aprox) mostrando a antiga Sociedade Schütz Verein que se situava onde hoje está a Sociedade União do Caixeiros e Viajantes em frente ao Parcão em Porto Alegre.
     Esta fotografia de Luis Terragno mostra a Praça da Harmonia por volta de 1865. Terragno foi o primeiro fotógrafo a utilizar a estereoscopia em Porto Alegre.

Fotografias Estereoscópicas da Família Imperial Brasileira
     
     D.Pedro II foi um dos maiores incentivadores do desenvolvimento  e expansão da fotografia no Brasil tanto que chegou a adquirir equipamentos para daguerreotipia transformando-se, em 1840, no primeiro fotógrafo brasileiro. A família imperial brasileira deixou uma enorme coleção de fotografias e nela encontram-se alguns estereoscópios. Alguns deles estamos mostrando abaixo.
 D.Pedro aos 29 anos - Revert Henrique Klumb - 1855
 Palácio Imperial do Paço - RJ - Revert Henrique Klumb - 1870
 Palácio Imperial de Petrópolis - RJ - Revert Henrique Klumb - 1870
 Palácio Imperial de São Cristovão - RJ - Revert Henrique Klumb - 1870
 Palácio Imperial das Laranjeiras - RJ - Revert Henrique Klumb - 1880
 Salão de recepções do Palácio das Laranjeiras - RJ - Revert Henrique Klumb - 1880
 As Princesas Isabel, Leopoldina e uma menina não identificada - RJ - Revert Henrique Klumb - 1870
 Princesa Isabel e Conde D'Eu em carruagem no palácio Laranjeiras - RJ - Revert Henrique Klumb - 1880
 Familia Imperial em visita as cataratas do Niagara -USA - S.J.Mason - 1876
Fotografia da Colonia D.Pedro II - MG - Revert Henrique Klumb - 1880
Nota: o homem que aparece na foto deve ser o próprio Klumb

Fotografias Estereoscópicas de Outras Localidades

 Um acidente de transito numa rua de Paris - 1895
 A praia de Icaraí em Niterói-RJ - 1910
 A fonte nos Jardins de Luxemburgo - Paris - 1895
 O Jardim Pinto de Lima - Niterói-RJ - 1910
 Peça de Teatro - Paris - 1895
 Cais de Embarque em Castle Garden - USA - 1920
 O Rio Hudson e West Point - Nova Iorque - 1920
Monumento ao soldado desconhecido - Cemitério de Arlington - 1946
 Colocação de cabo submarino no Oceano Atlântico -1858
 Escola de Belas Artes - Rio de Janeiro - 1918
Fotografia estereoscópica da Lua  de Warren de La Rue- Inglaterra -1869

Algumas Câmeras e Visores Utilizados em Estereoscopia

Nas duas fotografias acima observamos modelos  de câmeras estereoscópicas de madeira e ainda sem disparador. A focalização era feita com auxílio de um pano escuro que o fotógrafo utilizava para cobrir a cabeça. Foram utilizadas entre as décadas de 50 e 70 do Século XIX e utilizadas somente por profissionais já que, nesta época, a fotografia ainda não tinha se popularizado
   Câmera esteroscópica do tipo "caixote" e utilizada entre a primeira e a terceira década do Século XX. O filme era em rôlo (620) e eram bastante populares. Tinham preço acessível e, certamente, foram responsáveis por milhares de fotografias estereoscópicas até hoje preservadas. O modelo acima é uma Agfa.
     Modelo de câmera estereoscópica utilizada nas primeiras décadas do Século XX. Mais sofisticadas do que o modelo anterior, utilizavam chapas e ou filmes em rolo. Os resultados obtidos eram de boa qualidade e, geralmente, eram utilizadas por profissionais. O modelo acima é uma Voigtlander.
   Camera Estereoreflectoscópica produzida pela Voigtlander a partir de 1913. Tinha um visor reflex que permitia a focalização juntamente com as lentes objetivas. Utilizava negativos de vidro que ficavam situados em uma gaveta na parte de trás da câmera.
   Estereo Realist Camera produzida nos EUA a partir de 1945. Utilizava filmes de 35mm o que fez com que obtivesse grande aceitação principalmente entre turistas.


    Câmera esteroscópica modelo "Sputnik" de fabricação russa e utilizada durante as décadas de 50 e 60 do Século XX. Pouco prática e bastante pesada , foram poucas as unidades que chegaram ao Brasil. Atualmente é uma raridade colecionável.

     Na fotografia acima aparecem dois visores para fotografias esteroscópicas. Na foto da esquerda um modelo de luxo geralmente utilizado pela nobreza e fabricado por volta de 1880. Na fotografia da direita um modelo mais popular e que foi bastante utilizado durante várias décadas do Século XX.
     Na Fotografia da esquerda podemos observar um tipo de visor estereoscópico que possuia uma lente central maior para servir como lupa na observação de fotografias não estereoscópicas além do visor estereo. Bastante prático, podia ser fechado e guardado como  uma caixa. 
   Na fotografia da direita um modelo bastante sofisticado e que consistia de uma caixa onde se podia acondicionar várias fotografias estereoscópicas e, através de um rotor lateral e um sofisticado mecanismo interno (fotografia abaixo), ir passando uma a uma em sequência. Custavam muito caro na época e foram produzidos durante as últimas duas décadas do Século XIX e primeiras tres do Século XX. São peças raríssimas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!