Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 7 de janeiro de 2012

A Primitiva Estação de Bagé
     A primeira estação ferroviária de Bagé foi inaugurada em 12 de dezembro de 1884 e era a estação terminal da linha que se iniciava em Rio Grande. Este belo edifício foi destruído por um incendio na noite do dia 24 de outubro de 1924. A nova estação, construída em 1929,  abriga a Prefeituira Municipal de Bagé.

A Estação de Cacequí
     A estação de Cacequi foi inaugurada em  23 de dezembro de 1890 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. O nome derivou do rio Cacequi, que passa por ali. Por vários anos, até 1907, a estação foi ponta de linha da ferrovia, devido a uma série de empecilhos para a construção do trecho entre ela e Alegrete. Mesmo antes da continuação da linha até Uruguaiana, partia de Cacequi um vapor que seguia pelo rio Ibicuí até Uruguaiana. Dessa estação saíam também trens para Bagé e Marítima (Rio Grande) e para Livramento. Atualmente serve como museu da municipalidade.

A  Primeira Estação de Cachoeira do Sul
Fotografia de 1909 e colorizada eletronicamente 
Fotografia da década de 20
     A estação de Cachoeira ( Cachoeira do Sul a partir de 1945) foi inaugurada em 7 de março de 1883 como trecho inicial da linha para Uruguaiana. Em 1973, foi desativada e uma nova estação foi construída no bairro Oliveira, distante do centro, numa variante que mudou a linha de seu local primitivo. Foi demolida a partir do mes de junho de 1975.

A Estação de São Gabriel

     A estação de São Gabriel foi inaugurada em 1896 como estação terminal provisória da linha que vinha de Cacequi. Encampada pela Cie. Auxiliaire em 1898, esta mesma empresa conseguiu finalmente fazer a linha no trecho São Gabriel-São Sebastião, que unia finalmente Cacequi ao porto do Rio Grande, no ano de 1900. A estação, desativada desde o fim dos trens de passageiros na linha, por volta de 1982, serve hoje como museu da Força Expedicionária Brasileira gaúcha.
A estação de São Gabriel em fotografia colorizada eletronicamente e datada de 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!