Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 7 de janeiro de 2012

A Estação de Uruguaiana
     A estação de Uruguaiana foi inaugurada em 20 de agosto de 1897 pela " The Brazil Great Southern Railway". A ligação com Porto Alegre somente ocorreu em 1912. Em 1935 foi construído um novo prédio ao lado da primitiva estação. Atualmente encontra-se abandonada
A estação de Uruguaiana em fotografia colorizada eletronicamente e datada de 1910.

A Estação de Itaqui

     A estação de Itaqui foi inaugurada em 30 de dezembro de1888. A estação teria sido idêntica à de Barra do Quarai, mas já foi bastante descaracterizada. A linha funcionou para trens de passageiros até cerca de 1980.Atualmente encontra-se desativada e a área está destinada a um parque público.
Fotografia colorizada eletronicamente da estação de Itaqui em 1903.

As Estações de Jaguari e Santiago do Boqueirão
       O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pela linha até 1982.
     A estação de Jaguari foi inaugurada em 13 de maio de 1919 e hoje encontra-se abandonada.
       A estação de Santiago teve sua inauguração em 24 de junho de 1936 e o primeiro trem chegaria 6 dias após. Atualmente encontra-se revitalizada e abriga um centro de eventos culturais.
O antigo prédio da estação de Jaguari em fotografia de 1930.
 A estação de Santiago do Boqueirão em fotografia da época da inauguração.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber seu endereço postal para enviar copias de fotos historicas publicadas em jornal em panambi.
    Caso nao houver despesas para Armin Philipp
    Rua Barão do Rio Branco 1412
    CEP: 98280-000 Panambi

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ronaldo!

    Não é um comentário, mas sim um elogio ao belo e dedicado trabalho de resgate de um importante segmento de transporte, tanto de passageiros como de cargas, e que eu tanto usei entre Canoas (onde moro), Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, cidades onde tenho parentes pelo lado materno e paterno, respectivamente. A VFRGS, lembrada em canção dos Almondegas, jamais deveria ter sido desativada, pelo menos no que respeita ao transporte de passageiros, pois hoje seria um belo e inestimável atrativo tanto aos gaúchos como aos turistas de outros estados e países. Lamentavelmente, perdemos essa realidade, mas ganhamos com o teu dedicado resguardo.

    Abraços com os meus parabéns.

    Xico Júnior - Jornalista, historiador, documentarista, acervista e escritor - CANOAS/RS.
    E-mail: la-stampa@ig.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!