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Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 7 de janeiro de 2012

As Estações da Primeira Ferrovia do Estado do Rio Grande do Sul

      A estação de São Leopoldo foi inaugurada em 14 de abril de 1874 como ponto final da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a "The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway". O prédio chegou pré-fabricado da Inglaterra e foi montado nas fundações que já estavam prontas. Em 1876, a linha foi completada, até Novo Hamburgo. No final do século 19, a estação foi aumentada, com a inclusão de mais um corpo que ganhou uma janela da então recem-demolida estação original de Porto Alegre, que era igual. Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS.Preservada em sua arquitetura original, abriga atualmente o Museu do Trem.

      A estação de Canoas foi inaugurada no mesmo dia da de São Leopoldo como uma das paradas do trajeto. A estação, construída em terras da Fazenda Gravataí, deu origem à cidade, que começou a se formar durante a construção da ferrovia, onde alguns trabalhadores aproveitavam toras de madeira para produzir canoas. A vila, chamada de Capão das Canoas, desenvolveu-se rapidamente e passou a ser ponto de veraneio das famílias de Porto Alegre, de forma que, em 1885, eram anunciados oito trens ligando Porto Alegre a Canoas em cada domingo. A cidade cresceu bastante, e em 1934 foi inaugurada uma nova estação, muito maior que a original, que era de madeira e foi demolida. A nova estação foi tombada pelo município em 14 de abril de 2010.
     A estação de Sapucaia foi inaugurada no mesmo dia 14 de abril de 1874. Era uma pequena estação de madeira medindo não mais de 13m x 5,50m. Com a desativação dos trens de passageiros foi demolida em 1983.
     A estação de Esteio foi aberta em 08 de fevereiro de 1911 em reformada em 1928. Com a desativação dos trens em 1982, foi demolida no ano seguinte.
    A estação de Novo Hamburgo foi aberta no início de 1876 no prolongamento da ferrovia Porto Alegre-São Leopoldo. A localidade, deserta, ficava antes do povoado de Hamburger-Berg, hoje Hamburgo Velho, uma das vilas da região então chamada de Mundo Novo. Em 1919, a estação teve o nome alterado para Borges de Medeiros, como reflexo do sentimento antigermanico causado pela Grande Guerra. Entretanto, os protestos da população acabaram por regenerar o nome original em 1920. na década de 40 a estação primitiva foi demolida e subtuituida por uma maior de alvenaria.
Estação original de São Leopoldo em fotografia de 1900.
Fotografia da estação de São Leopoldo em 1914.
A primitiva estação de Canoas em postal datado de 1908.
A primitiva estação de Sapucaia do Sul em fotografia sem data conhecida.
 A estação de Esteio por volta de 1930 em fotografia colorizada eletronicamente.
A primitiva estação de Novo Hamburgo em fotografia tomada em 1920 e colorizada eletronicamente.

A Estação de Hamburgo Velho (Hamburgo - Berg)

      A estação de Hamburgo Berg foi aberta em 1903 no prolongamento da ferrovia entre Novo Hamburgo e Taquara. Hamburgo Berg era a vila, na verdade um bairro afastado de São Leopoldo, mas, como a ferrovia chegou em 1876 a um ponto anterior à vila, os ingleses batizaram essa estação de New Hamburg (Novo Hamburgo). A estação de Hamburgo-Berg  foi inaugurada em 15 de agosto de 1903. 
Fotografia da estação de Hamburgo Velho em 1900. A fotografia foi colorizada eletronicamente.
     No ano de 1919, por causa de ressentimentos antigermanicos devido à guerra, o nome foi alterado para Genuíno Sampaio. Ante os protestos da população, em 1920 a estação passou a se denominar Hamburgo Velho. Em 1963, a linha Novo Hamburgo-Canela foi desativada e a estação foi demolida.
Fotografia da estação de Hamburgo Velho em 1917. A fotografia foi colorizada eletronicamente.
Fotografia da estação no final dos anos 50.







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