Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 7 de janeiro de 2012

As Estações da Linha Para Canela
 fotografia de 1910 colorizada eletronicamente
Estação de Canela em 1928.


      A linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento da  linha Porto Alegre - São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em 1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região. 

     A estação de Taquara foi inaugurada em 15 de agosto de 1903 como ponta da linha dessa ferrovia. Dali para a frente começaria o trecho mais difícil, a subida da serra até Canela.
     A estação de Canela foi aberta em 1922. Entretanto, a data de inauguração oficial é 14 de agosto de 1924. A cidade surgiu com a estação e a ferrovia. Os trens de passageiros, no entanto, somente passaram a ir até a estação em 1924. A linha foi desativada em 1963 Hoje o prédio pertence à Fundação Cultural do município de Canela.

A Estações de Caxias, Montenegro e Santa Cruz do Sul
     A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias do Sul.O prédio da antiga estação encontra-se preservado
     A estação de Montenegro foi inaugurada em 02 de julho de 1909 pela Cie. Auxiliaire e desde o seu início já era o ponto de bifurcação da linha que vinha de Porto Alegre: uma seguindo para Carlos Barbosa (e que no ano seguinte seria estendida até Caxias) e outra para Barreto, na Porto Alegre-Uruguaiana, fazendo com que, depois de quase 30 anos, os trens procedentes de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo pudessem finalmente atingir a Capital do Estado.O prédio da estação de Montenegro sofreu um grande incendio no ano 2000 mas foi restaurado e encontra-se preservado abrigando um museu e uma pinacoteca.
     O ramal de 31 quilômetros ligando a estação de Couto (Ramiz Galvão) a Santa Cruz  do Sul foi inaugurado em 15 de novembro de 1905, depois de 34 anos do primeiro projeto feito para essa ligação. Durou até 1965, quando foi desativado. A estação quase foi demolida mas passou por restauração  e hoje abriga um centro cultural da prefeitura da cidade.
Fotografia tomada em 01 de junho de 1910 quando da inauguração da estação de Caxias do Sul. Fotografia colorizada eletronicamente.
 Fotografia de 1913 colorizada eletronicamente.
 Estação de Montenegro em postal colorido e datado em 1910
 Estação de Santa Cruz do Sul em postal colorido datado de 1915.
A Estação de Santa Cruz em fotografia tomada em 1914 e colorizada eletronicamente.
Fotografia da Estação de Santa Cruz em 1920.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!