Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 7 de janeiro de 2012

Algumas Estações da Estrada de Ferro Santa Maria - Marcelino Ramos

     A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé-SP, e Santa Maria-RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso,onde existiam locais ainda virgens. 
     A estação de Santa Maria foi inaugurada no dia 13 de outubro de 1885. A partir de 1894 tornou-se o grande centro ferroviário do estado pois por ela passavam todos os trens que se dirigiam para Santa Catarina,Paraná e São Paulo
    A estação de Carazinho foi inaugurada em 15 de novembro de 1897 pela Sud Ouest. Em 1930, a estação foi ponto de reunião de trens e de soldados que se dirigiam para o norte do país para o apoio a Vargas durante a revolução. Em 1937, o velho e histórico prédio foi posto abaixo e em seu lugar construída a nova estação que atualmente, encontra-se abandonada.
    A estação de Sertão foi aberta em 03 de maio de 1910 pela Cie. Auxiliaire. Era, como praticamente todas as estações da linha, uma estação onde se carregavam madeiras. Recentemente a prefeitura anunciou a revitalização da estação que encontrava-se abandonada.
Pátio de manobras da estação de Santa Maria tendo ao fundo parte da cidade. Postal colorido e datado de 1908.
A estação de Santa Maria em fotografia de 1910.
A grande quantidade de charretes para o transporte de passageiros mostra o intenso movimento da estação de Santa Maria. Fotografia de 1910.
Desembarque de gado na estação de Santa Maria. Postal colorido datado de 1918.
A primitiva e histórica estação de Carazinho em fotografia de 1920  colorizada eletronicamente. 
 Nesta fotografia do ano 2000 aparece a estação de Sertão no abandono. Aguarda-se sua restauração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!