Pórtico da Exposição Farroupilha - 1935

Pórtico da Exposição Farroupilha - 1935
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

FOTO ADIVINHAÇÃO

FOTO ADIVINHAÇÃO

Hoje estamos postando uma nova "Foto Adivinhação" e dando o resultado da anterior.

A resposta correta era: A Rua Mostardeiro

A imagem que estamos postando hoje é de uma antiga praça de POA . Na imagem aparecem tres grandes prédios. Os dois que estão situados mais à direita existem até hoje e estão preservados na sua arquitetura original. O prédio da esquerda já desapareceu mas abrigava um tradicional cinema de Porto Alegre.


Que local é este? Vale citar as ruas, esquinas etc


Os acertadores receberão uma foto brinde, em alta definição e que poderá ser ampliada e enquadrada se assim desejarem.

Participe , voce pode tentar várias vezes até acertar

Mande sua resposta para:

ronaldomarcos.bastos@gmail.com

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Escola Médico - Cirúrgica de Porto Alegre

Alguns Fundadores e Docentes da Faculdade de Medicina Homeopática do RGS
Manoel de Faria Correa foi um dos quatro médicos fundadores da Faculdade de Medicina Homeopática do Rio Grande do Sul. Participou também como docente até o fechamento da mesma em 1918.
O Dr. Egydio Barboza de Oliveira Itaquy participou como docente da faculdade logo após a sua fundação. Não era médico e sim advogado. Não conseguimos apurar  se chegou a lecionar na faculdade. Figura importante da sociedade, foi deputado provincial em 1863 e 1883. Era progenitor do conhecido engenheiro e arquiteto Manoel Barboza de Assumpção Itaquy construtor de vários prédios do antigo Campus da UFRGS.
Um dos maiores genios gaúchos foi sem dúvida Roberto Landell de Moura. Nasceu em Porto Alegre em 1861 e faleceu aqui mesmo em 1928. Suas experiencias em transmissão da voz humana são anteriores as de Marconi sendo por essa razão considerado o "pai do rádio". Entre as áreas de conhecimento que dominava estava a Homeopatia sendo, por isso, um dos fundadores e primeiros docentes da Faculdade de Medicina Homeopática.
Irmão mais moço de Roberto, João Landell de Moura formou-se em Medicina pela Fac. de Med. de Porto Alegre na primeira turma em 1904. Foi um dos primeiros docentes da Fac. Homeopática e fez parte do grupo que fundou a Escola Médico-Cirúrgica em 1915

Primeira Sede da Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre

A primeira sede da Médico-Cirúrgica ficava situada na Rua General Vitorino nº 45 (posteriormente o numero mudou para 151). O prédio era próprio e ficava do lado direito de quem sobe a rua em direção a Santa Casa, na quadra entre a Vigário José Inácio e a Dr. Flores. A Faculdade funcionou neste prédio até 1939.
Os ambulatórios da policlínica funcionavam na Travessa 2 de fevereiro nº 18 e 18A ( atual Avenida Senador Salgado Filho) em uma casa térrea situada no mesmo terreno só que com a frente voltada para a rua paralela.Com a mudança de numeração das ruas, o número mudou para 226 e 234. A fotografia é de 1930 e a casa está assinalada pela seta vermelha.

Alguns Fundadores e Docentes da Escola Médico-Cirúrgica

Dr. Antenor Granja de Abreu foi um dos fundadores da Escola e também seu primeiro diretor tendo exercido o cargo de secretário em 1920. Cursou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre até o 3º ano e após, foi para o Rio de Janeiro e lá concluiu seu curso médico em 1910. Sua especialidade era Pediatria.
O Dr. Estevão Junot Barreiro foi o primeiro Vice-diretor da Escola e assumiu a direção em 1920. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1913 e sua tese de doutoramento foi sobre um assunto pouco abordado na época "Tatuagem e Destatuagem".
OBS: Tenho um exemplar da tese em questão. Posso fornecer uma cópia eletronica aos interessados
O Dr. Virginio Martins foi o primeiro tesoureiro da escola e exerceu este cargo por muitos anos. Lecionou Química Organica e Inorganica, disciplina importante como base para a Homeopatia,  desde os primeiros anos da Médico-Cirúrgica.
O Dr. Antonio Affonso de Figueiredo nasceu em Jaguarão no ano de 1883 e formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre  em 1912. Era um dos médicos mais conceituados da cidade na época tendo se especializado em Ginecologia, Obstetrícia  e Sifiligrafia (tratamento da Sífilis).
O Dr. Adalgiso Ferreira e Souza era alagoano de nascimento (01.04.1889). Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1912. Especializou-se em Oftalmo-otorrino-laringologia ( antiga especialidade que abrangia os olhos os ouvidos o nariz e a garganta). Além de fundador, ministrou aulas na Médico-Cirúrgica em sua especialidade até 1918 quando mudou-se para Livramento onde fixou residencia.
O Dr. Vicente Pereira assumiu a docencia em 1918 na Oftalmo-otorrino-laringologia em substituição ao Dr. Adalgiso Ferreira e Souza que transferiu-se para Livramento. Exerceu o cargo de Vice-diretor da escola em 1922.
Dr. Gabriel Pastor formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1914. Especializou-se em Fisioterapia e Eletricidade Médica na Clínica Beclére em Paris. A partir de 1920 exerceu a docencia na Médico-Cirúrgica na disciplina de Clínica Propedeutica e Eletricidade Médica.
O Dr. Jacy Tupy Caldas exerceu a docencia na disciplina de Física Médica.
Fotografia de 1940

A Eletricidade Médica

As duas fotografia acima mostram o serviço de Fisioterapia e Eletricidade Médica do Dr. Gabriel Pastor. O ensino de Eletricidade Médica (atual Fisioterapia) era contemplado no currículo da Médico-Cirúrgica.

A Última Sede e o Projeto do Hospital

Este edifício, situado na esquina das Ruas Duque de Caxias e General Portinho foi a sede da Escola Médico-Cirúrgica de 1939 até seu fechamento na década seguinte. Ainda preservado, serve hoje a Justiça Militar.
Fotografia de 1940
As duas fotografias acima mostram partes do interior do prédio em 1940
Projeto arquitetonico  do que seria o hospital da Médico-Cirúrgica em Porto Alegre. A faculdade fechou antes que o projeto saísse do papel.