Pórtico da Exposição Farroupilha - 1935

Pórtico da Exposição Farroupilha - 1935
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

FOTO ADIVINHAÇÃO

FOTO ADIVINHAÇÃO

Hoje estamos postando uma nova "Foto Adivinhação" e dando o resultado da anterior.

A resposta correta era: A Rua Mostardeiro

A imagem que estamos postando hoje é de uma antiga praça de POA . Na imagem aparecem tres grandes prédios. Os dois que estão situados mais à direita existem até hoje e estão preservados na sua arquitetura original. O prédio da esquerda já desapareceu mas abrigava um tradicional cinema de Porto Alegre.


Que local é este? Vale citar as ruas, esquinas etc


Os acertadores receberão uma foto brinde, em alta definição e que poderá ser ampliada e enquadrada se assim desejarem.

Participe , voce pode tentar várias vezes até acertar

Mande sua resposta para:

ronaldomarcos.bastos@gmail.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Virgilio Calegari - Um Fotógrafo a Frente do Seu Tempo

Virgilio Calegari - Auto retrato - 1900
Virgilio Calegari - Auto retrato - 1895
                      Virgilio Calegari - 1910(+ ou -)    Virgilio Calegari - 1920
Atelier de Virgilio Calegari na Rua dos Andradas nº 171. O próprio Virgilio aparece em uma das janelas. Esta fotografia pode ter sido tomada por seu irmão Julio que, na época, aprendia o ofício com Virgilio. Fotografia do início do Século XX.
A sala de espera do Atelier Calegari. Fotografia retirada do Álbum de Porto Alegre editado pelo Atelier Calegari em 1912.
Capa do Álbum de Porto Alegre editado pelo Atelier Calegari em 1912. Acervo do autor.
Virgilio Calegari em uma fotografia com sua irmã Oldemira em 1932. Oldemira ficou na Itália juntamente com a outra irmã de Virgilio quando os pais vieram para o Brasil em 1881.

Fotografias no Atelier - Uma Marca de Calegari

Grupo de jovens - 1904
Dilermando Ferreira Bastos (meu avo) - 1912            Walter Melecchi Bastos (meu pai)-1917
As fotografias acima são uma pequena mostra da grande obra de Calegari em seu estúdio da Rua dos Andradas. Seu trabalho tinha uma qualidade inigualável e o requinte e bom gosto se sobressaiam. Poucas famílias não tiveram pelo menos um de seus membros retratados por Virgilio
Calegari utilizava as revistas e jornais para divulgar seu trabalho. Esta foi retirada do Jornal "A Federação" de maio de 1906.
O verso dos chamados "carte de visite" do estúdio Calegari
Nas vitrines da tradicional loja "Ao Preço Fixo" vários fotográfos  expunham seus trabalhos fotográficos. Calegari  tinha estúdio bem próximo da loja que ficava no nº 240 da Rua dos Andradas e utilizava bastante as vitrines do estabelecimento para divulgar suas vistas da cidade.
Na fotografia abaixo,tomada por Calegari em 1913, a Vila Porto residencia do Sr. João Porto  proprietário da loja "Ao Preço Fixo". 

A Cidade Que Se Modernizava Foi Fixada Por Calegari

Construção dos tanques da Hidráulica Moinhos de Vento. 
Primeiros dias da circulação dos bondes elétricos em Porto Alegre. Fotografia tomada em 1908 na rua Marechal Floriano na esquina com a Riachuelo.
Calegari fotografou a colocação dos trilhos para os bondes elétricos que representavam grande progresso para a cidade. Na fotografia acima na João Pessoa e na de baixo  na 24 de Outubro.
Usina Elétrica Muinicipal situada na esquina das ruas Cel. Vicente com Voluntários da Pátria. No local encontramos hoje o edifício da antiga Loja Mesbla
Esta fotografia foi encomendada pela Prefeitura de Porto Alegre ao fotógrafo para mostrar o novo edifício recém inaugurado. O enquadramento,aliado ao brilho e contraste perfeitos, conferem à fotografia uma beleza ímpar.
A primeiras revendas da Ford em Porto Alegre foram fotografadas por Calegari sob encomenda. Nas duas fotografias acima, tomadas em 1926 mostram uma delas que ficava situada na Rua Sete de Setembro.

Fotografias Que Não Necessitariam de Legenda

O Asilo Padre Cacique em 1904
O chafariz da Praça da Matriz instalado pela Companhia Hidráulica Portoalegrense em 1865. A fotografia é de 1900. Desapareceu para que no local fosse erguido o monumento a Julio de Castilhos.
A Cúria Metropolitana de Porto Alegre vista da Rua Espírito Santo. A cena ficou muito enriquecida pela presença do velho lampião de gás no lado direito.
Fotografia do grupo de acendedores de Lampiões da prefeitura municipal. Calegari, quis imortalizar uma profissão que se extinguia com a chegada da eletricidade.Fotografia do início do Século XX. 
Um dos mais tradicionais Quiosques de Porto Alegre era o "Ao Polo Norte". Situava-se na Praça da Matriz bem em frente ao Teatro São Pedro e desapareceu por volta de 1910 para que fosse construído o monumento a Julio de Castilhos.



O Negro Pelas Lentes de Calegari

Homem da raça negra fotografado por Calegari quando já tinha mais de cem anos. O largo sorriso deste ex-escravo mostra a felicidade que ele estava ao se deixar fotografar. Fotografia tomada no início do Século XX.
Fotografia de "Mãe Rita" também tomada no início do Século XX. Esta africana teria trazido o candomblé para a cidade.
A anotação do próprio Calegari no verso desta fotografia diz: "Mulher Negra de Turbante". Não existe nenhum registro de quem seja a personagem fotografada nem existe datação exata para a fotografia. Estima-se que tenha sido tomada nos primeiros anos do Século XX.
Fotografia de um ex-escravo alforriado. No seu rosto, as marcas  dos castigos recebidos. Esta fotografia é simplesmente fantástica. Estima-se que tenha sido tomada nos primeiros anos do Século XX.

Calegari Anteviu a Cidade em Transformação

A Rua Voluntários da Pátria (antigo Caminho Novo) por volta de 1904. O trecho fotografado é o que se situa entre as ruas Senhor dos Passos e Pinto Bandeira e ao fundo,à direita, está a antiga Praça Rui Barbosa.
A igreja protestante de São José situada na Rua Marechal Floriano entre as ruas Riachuelo e a atual Avenida Salgado Filho. A igreja foi demolida por volta de 1914.
A antiga Doca do Carvão ao lado do Mercado Público em 1895 pouco tempo antes de ser aterrada para que no local fosse construída a Prefeitura de Porto Alegre.
A velha Matriz tendo ao lado a Capela do Divino Espírito Santo em fotografia tomada por voltab de 1912.
Esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Uruguai. O edifício da esquina abrigava,na época, a agencia dos correios em Porto Alegre. A fotografia é de 1908.
Antiga Doca das Frutas ao lado do Mercado Público que foi aterrada para a construção da Praça Parobé. Fotografia de 1910.
Edifício da antiga Delegacia Fiscal (Tesouro Federal) situado ao lado do Cais da Alfandega. No local hoje está o edifício sede do Banrisul. A fotografia é de 1908
Fotografia tomada do alto das torres da igreja Matriz. Uma fotografia majestosa, simplesmente. Fotografia do início do Século XX.
Bebedouro para animais que existia na área da antiga Praça Rui Barbosa.
Trapiches existentes na beira do Guaíba .em frente a Praça Rui Barbosa.
A Rua Marechal Floriano na esquina com a José Montaury. Na esquina a tradicional Casa Negra. Fotografia de 1904.
Rua da Praia (dos Andradas) no trecho entre a Gal. Camara e a Rua Uruguai. Fotografia de 1905.
Rua da Praia no trecho entre a Rua Mal Floriano e Vigário José Inácio por volta de 1920.

As Grandes Figuras Políticas Posaram Para Calegari

Fotografia tomada na Rua Uruguai (antiga Rua do Comércio) e na qual vemos ilustres figuras políticas da época. Na frente está Borges de Medeiros(E), e do outro lado(D) Julio Prates de Castilhos além de outras figuras não identificadas caminhando mais atrás. Fotografia de 1900.
Fotografia de Getúlio Vargas e sua esposa Darcy tomada no estudio de Calegari logo após o seu casamento em 1910. Dona Darcy, como era conhecida tinha, na época da fotografia, 15 anos de idade.
Fotografia de José Montaury de Aguiar Leitão tomada em 1912 quando era Intendente Municipal de Porto Alegre.
Fotografia de Julio Prates de Castilhos tomada no estúdio de Calegari em 1902.
Túmulo de Julio de Castilhos no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre. Fotografia retirada do Álbum de Porto Alegre do Atelier Calegari - 1912.