Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Escola Médico - Cirúrgica de Porto Alegre

Alguns Fundadores e Docentes da Faculdade de Medicina Homeopática do RGS
Manoel de Faria Correa foi um dos quatro médicos fundadores da Faculdade de Medicina Homeopática do Rio Grande do Sul. Participou também como docente até o fechamento da mesma em 1918.
O Dr. Egydio Barboza de Oliveira Itaquy participou como docente da faculdade logo após a sua fundação. Não era médico e sim advogado. Não conseguimos apurar  se chegou a lecionar na faculdade. Figura importante da sociedade, foi deputado provincial em 1863 e 1883. Era progenitor do conhecido engenheiro e arquiteto Manoel Barboza de Assumpção Itaquy construtor de vários prédios do antigo Campus da UFRGS.
Um dos maiores genios gaúchos foi sem dúvida Roberto Landell de Moura. Nasceu em Porto Alegre em 1861 e faleceu aqui mesmo em 1928. Suas experiencias em transmissão da voz humana são anteriores as de Marconi sendo por essa razão considerado o "pai do rádio". Entre as áreas de conhecimento que dominava estava a Homeopatia sendo, por isso, um dos fundadores e primeiros docentes da Faculdade de Medicina Homeopática.
Irmão mais moço de Roberto, João Landell de Moura formou-se em Medicina pela Fac. de Med. de Porto Alegre na primeira turma em 1904. Foi um dos primeiros docentes da Fac. Homeopática e fez parte do grupo que fundou a Escola Médico-Cirúrgica em 1915

3 comentários:

  1. Eu sou Carlos Alberto Gil PASTOR,filho do Dr.Gabriel Pastor que foi um dos docentes da Faculdade ,iniciou seus estudos em 1906 e formou-se em 1914,após foi para a Europa para completar seus estudos.Foi um dos 1ºs consultório na Galeria Chaves no 1º andar.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque ,eu tinha visto primeiramente a foto do meu pai e insplicavelmente ela sumiu(Dr,Gabriel Pastor)meu email:pator_43@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Digitei meu email errado.O certo é pastor_43@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!