Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alguns Fundadores e Docentes da Escola Médico-Cirúrgica

Dr. Antenor Granja de Abreu foi um dos fundadores da Escola e também seu primeiro diretor tendo exercido o cargo de secretário em 1920. Cursou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre até o 3º ano e após, foi para o Rio de Janeiro e lá concluiu seu curso médico em 1910. Sua especialidade era Pediatria.
O Dr. Estevão Junot Barreiro foi o primeiro Vice-diretor da Escola e assumiu a direção em 1920. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1913 e sua tese de doutoramento foi sobre um assunto pouco abordado na época "Tatuagem e Destatuagem".
OBS: Tenho um exemplar da tese em questão. Posso fornecer uma cópia eletronica aos interessados
O Dr. Virginio Martins foi o primeiro tesoureiro da escola e exerceu este cargo por muitos anos. Lecionou Química Organica e Inorganica, disciplina importante como base para a Homeopatia,  desde os primeiros anos da Médico-Cirúrgica.
O Dr. Antonio Affonso de Figueiredo nasceu em Jaguarão no ano de 1883 e formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre  em 1912. Era um dos médicos mais conceituados da cidade na época tendo se especializado em Ginecologia, Obstetrícia  e Sifiligrafia (tratamento da Sífilis).
O Dr. Adalgiso Ferreira e Souza era alagoano de nascimento (01.04.1889). Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1912. Especializou-se em Oftalmo-otorrino-laringologia ( antiga especialidade que abrangia os olhos os ouvidos o nariz e a garganta). Além de fundador, ministrou aulas na Médico-Cirúrgica em sua especialidade até 1918 quando mudou-se para Livramento onde fixou residencia.
O Dr. Vicente Pereira assumiu a docencia em 1918 na Oftalmo-otorrino-laringologia em substituição ao Dr. Adalgiso Ferreira e Souza que transferiu-se para Livramento. Exerceu o cargo de Vice-diretor da escola em 1922.
Dr. Gabriel Pastor formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1914. Especializou-se em Fisioterapia e Eletricidade Médica na Clínica Beclére em Paris. A partir de 1920 exerceu a docencia na Médico-Cirúrgica na disciplina de Clínica Propedeutica e Eletricidade Médica.
O Dr. Jacy Tupy Caldas exerceu a docencia na disciplina de Física Médica.
Fotografia de 1940

Um comentário:

  1. Eu sou Carlos Alberto Gil PASTOR,filho do Dr.Gabriel Pastor.Ele entrou na Escola Medico Cirugica em 1906 e formou-se em 1914,depois seguiu seus estudos na Europa.Na Espanha foi aluno do tão famoso Ramon de Cajal;estudou tambem na Clinica Belclair de Paris.Foi um dos primeiros consultórios na Galeria Chaves,de 1936 até 1950.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!