Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 3 de setembro de 2011

Pelotense - O Banco dos Charqueadores

Um Gigante Nasceu em Pelotas
Uma das  ações subscritas pelos  acionistas do Banco Pelotense. Cada ação tinha o valor de duzentos mil reis.

O Clube Comercial de Pelotas. Foi  na parte térrea deste local que o Banco funcionou  até ser transferido para a sede própria inaugurada em 1916.
O Coronel Alberto Roberto Rosa foi um dos fundadores e primeiro diretor do Pelotense. Era um dos maiores charqueadores da região e permaneceu como diretor até sua morte em 1923.
Plotino Amaro Duarte (E) e Antonio Morgues foram também diretores do Banco Pelotense durante muitos anos. Plotino foi diretor  desde a fundação até o fechamento em 1931 e Morgues exerceu a direção entre 1913 e 1921
Alcibíades de Oliveira (E) e Lucio Lopes dos Santos Sobrinho (D).
Alcibíades foi diretor entre 1923 e 1929 e Lucio dirigiu a filial de Porto Alegre desde sua abertura até ser transferido para a matriz como diretor geral em 1931

A matriz em Pelotas funcionou neste magnífico edifício  de propriedade do banco e inaugurado em 05 de fevereiro de 1916 quando o Pelotense comemorava 10 anos de existencia. Atualmente abriga uma agencia do BANRISUL.
Aspectos do interior da agencia matriz do Banco pelotense em Pelotas. Todas as fotografias são de 1916.

3 comentários:

  1. Dizem que foi a falência por não ter concedido um empréstimo para Getulio Vargas!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a história desse banco, pena ter ido a falência, pois dele hoje a cidade poderia gerar riquezas e empregos, infelizmente nossa cidade só conta história das coisas boas que aqui tivemos um dia e como muitos dizem que somos a cidade da latinha ( lá tinha ).

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente todo o património da massa falida foi fundido com o Banrisul e os antigos comentam que para que os herdeiros e acionistas nao reclamassem mais na justiça, foi criada a fundação sem fins lucrativos do Banrrisul, absorvendo todos os imoveis de ambos bancos, acabando assim com a posibilidade de aqueles que tivessem açoes ao portador pudessem reaver seus direitos. Aqui em Pelotas acreditam que foi Getúlio que fechou o Banco mesmo, mas acho que ainda nao existem artigos bem fundamentados no assunto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!