Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Herr Collembusch - Um Amador Oitocentista em Porto Alegre

A capa do álbum de Herr Collenbusch e a etiqueta colada na contracapa mostrando que foi importado da Alemanha. O Álbum, com aproximadamente 115 anos, tem 64 páginas das quais 61 estão com fotografias coladas e tres não foram utilizadas. Encontra-se em perfeito estado de conservação.
Duas páginas do álbum contendo quatro fotografias coladas. As fotografias são todas em papel de tom sépia e cujo tamanho varia entre 16,5cm x 11,5cm as maiores e 11,0cm x 8,0cm as menores. Das 170 fotografias somente tres não puderam ser aproveitadas pois se encontravam sem condições de serem reproduzidas.Creio que tiveram algum tipo de erro na fixação química.
Collembusch fez anotações em alemão, de próprio punho, em baixo da maioria das fotografias coladas no álbum. Dezesseis delas ainda não foram devidamente identificadas pois não haviam anotações nas mesmas.
CLIQUE PARA AMPLIAR
Na contracapa existe uma dedicatória do próprio Collenbusch para Alzira Backmund datada de 1900. Abaixo desta, o próprio Pedro Chaves Barcellos fez anotações em 1964, referentes a origem do álbum após o retorno de sua viagem a Munique.
Auto retrato de Herr Collenbusch com roupas e apetrechos para a caça. Fotografia de 1897.
A tres fotografias acima mostram um grupo de caçadores e o pequeno vapor que os levava para os arredores de Porto Alegre onde praticavam o seu esporte. Estas fotografias foram tomadas nas margens do Rio Gravataí em um trecho muito próximo onde hoje passa a Auto-estrada Porto Alegre-Osório (Freeway). Herr Collenbusch está entre eles e aparece em detalhe na fotografia de baixo com a mão sobre seu cão. Fotografias de 1897.

Um comentário:

  1. Relíquias que se perpetuam através deste brilhante trabalho de registro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!