Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Granja Progresso

A Época do Apogeu
Fotografia de 1918
Fotografia de 1935
As duas fotografias acima mostram aspectos da residencia  de Alberto Bins na Granja Progresso. A propriedade tinha 700 hectares e no local encontra-se atualmente a Estação Experimental do IRGA em Cachoeirinha.
Aspecto da colheita de uvas na Granja Progresso. Na fotografia de baixo Alberto Bins esta a direita de chapéu e roupa branca. Fotografias de 1915.
                       
Nos caminhos internos da granja era possível a circulação de automóveis e outros veículos. Fotografias de 1915.
Esta histórica fotografia mostra a visita do então Presidente da República Whashington Luis Pereira de Souza (de bengala) tendo ao lado Borges de Medeiros(com um menino) bem como outros políticos do PRR à Granja Progresso em 1928. Alberto Bins, então prefeito de Porto Alegre, aparece à esquerda ao lado do filho Edgar. Fora do grupo e a direita na fotografia, aparece o antigo e conhecido jornalista Archimedes Fortini do Correio do Povo.
 O Abandono e a Depredação
Nas quatro fotografias acima podemos observar o descaso e abandono em que se encontram as ruínas da velha casa de Alberto Bins na Granja Progresso( hoje Estação Experimental do IRGA). Existe um projeto para a recuperação do local  mas até agora desconhecemos seu andamento. Com a palavra a Prefeitura de Cachoeirinha.

3 comentários:

  1. Eu conheço essas ruínas, e não fazia idéia de como foram belas e grandiosas no passado. Realmente esse lugar histórico deveria ser lembrado com mais carinho. Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa fotográfica.

    ResponderExcluir
  2. Como funciona o acesso as ruinas ?Posso fazer algumas fotos ?

    ResponderExcluir
  3. Passei a minha infância brincando nestas ruínas junto com meus primos e irmãos. Meu tio era professor do "CADOP", colégio agrícola que fica dentro do IRGA. Não sabia qual a origem desta construção. Fiquei muito feliz em esclarecer.Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!