Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Segunda Versão do Álbum dos Ferrari

O grande sucesso alcançado com a primeira edição dos álbuns com vistas da cidade de Porto Alegre em 1884 animou os Ferrari a lançarem em 1895 uma segunda edição. Alguns locais foram novamente fotografados o que torna possível a comparação após uma década. 
Algumas destas fotografias são mostradas abaixo.
Rua Voluntários da Pátria  na esquina com a Marechal Floriano. No canto à direita aparece uma parte da Praça XV de Novembro. Fotografia de 1895.
Parte da Cidade Baixa. A rua que aparece em destaque é a General Lima e Silva. Ao fundo é possível observar a antiga Várzea (Redenção) e a direita aparece o Convento do Carmo ainda com uma só torre. Fotografia de 1895.
O Farol de Itapuã e a entrada da Lagoa dos Patos em 1898.
Parte da ilhas fronteiras à Porto Alegre. Fotografia de 1900.
O Mercado Público e a Doca das Frutas em 1895.
O edifício conhecido como Forte Apache na esquina da Praça da Matriz com a Jeronimo Coelho. Na época da fotografia, ele servia como Palácio provisório pois o antigo havia sido demolido e o Piratini estava em construção. Fotografia de 1897.
Rua Pantaleão Telles (atual Washington Luis) que na época era a beira do Guaíba. Lavadeiras utilizavam o rio para a lavagem de roupas e um menino pesca calmamente. Um bonde  a tração animal  cruza a esquina com a rua General Portinho. Fotografia de 1898.
Largo em frente a Prefeitura e parte da Rua Sete de Setembro. No canto à esquerda, aparece parte da Praça XV de Novembro ainda cercada por muros e grades de ferro. Fotografia de 1900.
A Praça da Matriz ainda cercada por muros e grades. Ao fundo a Capela do Divino Espírito Santo, a velha Matriz e o antigo Palácio. Fotografia de 1895.
A Rua Sete de Setembro. Em primeiro plano a esquina com a Praça da Alfandega e logo após  com a General Camara. Ao fundo aparecem as árvores da Praça XV de Novembro. Fotografia de 1898.
A Rua da Praia (dos Andradas) no trecho fronteiro a Praça da Alfandega. Fotografia de 1895.
Panorama da cidade visto do Guaíba. Aparecem os antigos trapiches e a zona central da cidade. Fotografia de 1897.
Panorama da cidade visto do Guaíba. Destaca-se a antiga Praça da Harmonia, a Igreja das Dores ainda inacabada e a ponta da península com a velha Casa de Correção. Fotografia de 1895.
Panorama da Praça da Matriz em 1900.

3 comentários:

  1. Olá, me chamo Karen, estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Inácio Montanha, Juntamente com meus parceiros de Trabalho. E escolhemos a "foto 32 da Rua 7 de Setembro" para realizar o Trabalho de Geografia que foi empregado a todos os alunos da escola pelo professor Cézar. Desde já agradecemos e o parabenizamos por seu Blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Karen!
    Se me mandares teu E-mail, envio a fotografia escolhida em boa definição.
    Abração
    ronaldo

    ResponderExcluir
  3. Claro obrigada, é Karem_linduxa@hotmail.com
    (O email não é com N é com M mesmo)
    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!