Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alguns Trabalhos Como Arquiteto Independente

Antigo Hotel Majestic (Casa de Cultura Mario Quintana)
A duas fotografias acima mostram fases da construção do Hotel Majestic que atualmente abriga a Casa de Cultura Mario Quintana. Este prédio foi construído em duas etapas. Theo projetou a construção da segunda  e propos uma ponte sobre a Travessa Araújo Ribeiro que atualmente passa por dentro da Casa de Cultura.
Fotografias retiradas do livro "Theo Wiederspahn Arquiteto" de Günter Weimer - EdPUCRS - 2009.                                                                                                                           
As fotografias acima mostram a Casa de Cultura Mario Quintana após o processo de restauração.
O Palacete de Carlos Daudt  
Esta residencia foi projetada por Theo em 1916 para ser moradia de Carlos Daudt e sua família. Ficava situada na esquina da Independencia com a Santo Antonio. Assim como esta, Theo projetou dezenas de moradias em Porto Alegre e no interior do estado.

Edifício Nicolau Ely ( Tumelero)
Este projeto foi encomendado pelo comerciante Nicolau Ely  e foi construído em 1922 e 1923 para ser sua loja. Foi projetado com inspiração em um edifício situado na Praça Gutemberg em Wiesbaden, terra natal de Theo. Na parte térrea abriga uma conhecida loja de material de construção e nos andares superiores uma faculdade de tecnologia. Trata-se, sem nenhuma dúvida, de um dos mais belos edifícios da cidade de Porto Alegre.
O Antigo Banco Nacional do Comércio 
( Santander Cultural)
Este belíssimo edifício foi projetado para ser a agencia do Banco Nacional do Comércio. As obras foram iniciadas em 1927 segundo o projeto original de Theo. Entretanto, em meio a construção, por motivos técnicos dos alicerces, Theo abandonou a obra e esta foi terminada, com alterações do desenho original, pelo arquiteto polones Stefan Sobczak. Hoje o magnífico prédio abriga o Santander Cultural.
Edifício Bier - Ulmann
Projeto encomendado por Frederico Guilherme Bier em 1927, ocupa um terreno estreito na esquina da Rua Uruguai com a Siqueira Campos sendo que o mesmo se estende até a Avenida Mauá.

Sedes de Clubes de Regatas
Fotografia de Hugo Freyler - 1910
Fotografia de Virgilio Calegari 1905
Cartão postal colorido e selado em 1918
Estas tres fotografias mostram os principais clubes de regatas que existiam em Porto Alegre no início do século XX.. As tres sedes foram projetadas por Theo. Na fotografia superior aparece a sede náutica do Clube de Regatas Almirante Barroso que se situava na Praia de Belas. Na foto do meio a sede do Clube de Regatas Porto Alegre que se situava na Sete de Setembro na beira do antigo Cais de Alfandega. Na fotografia inferior a sede do Clube de Regatas Tamandaré que ficava situado na Rua Washinton Luis próximo ao Gasometro. Todas eram estruturas de madeira com exceção do Tamandaré que tinha um frontispício de alvenaria.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!