Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fotografias no Atelier - Uma Marca de Calegari

Grupo de jovens - 1904
Dilermando Ferreira Bastos (meu avo) - 1912            Walter Melecchi Bastos (meu pai)-1917
As fotografias acima são uma pequena mostra da grande obra de Calegari em seu estúdio da Rua dos Andradas. Seu trabalho tinha uma qualidade inigualável e o requinte e bom gosto se sobressaiam. Poucas famílias não tiveram pelo menos um de seus membros retratados por Virgilio
Calegari utilizava as revistas e jornais para divulgar seu trabalho. Esta foi retirada do Jornal "A Federação" de maio de 1906.
O verso dos chamados "carte de visite" do estúdio Calegari
Nas vitrines da tradicional loja "Ao Preço Fixo" vários fotográfos  expunham seus trabalhos fotográficos. Calegari  tinha estúdio bem próximo da loja que ficava no nº 240 da Rua dos Andradas e utilizava bastante as vitrines do estabelecimento para divulgar suas vistas da cidade.
Na fotografia abaixo,tomada por Calegari em 1913, a Vila Porto residencia do Sr. João Porto  proprietário da loja "Ao Preço Fixo". 

Um comentário:

  1. Nossa se eu não me engano esta casa ainda existe e esta abandonada, que é uma grande pena, para quem gosta da arquitetura histórica de nossa POA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!