Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Terragno Fotografou a Porto Alegre Ainda Menina

Este conjunto de fotografias que apresentamos abaixo é uma parte importante do legado que Terragno nos deixou de vistas da cidade ainda jovem, quase uma vila.Acreditamos que ainda há muita coisa perdida ou esquecida em algum baú e quem sabe o tempo fará aparecer.
Fotografia da subida da Rua da Praia em 1860. Esta é a imagem mais antiga que conhecemos da Rua da Praia.
Vista do Caminho Novo(atual Voluntários da Pátria) quando ainda era a beira do Guaíba. A parte mais alta da cidade aparece ao fundo. A fotografia é de 1865 e foi presenteada ao Imperador D. Pedro II juntamente com as fotografias tomadas no estúdio na mesma época
O Caminho Novo em 1865. Esta fotografia deve ter sido tomada no mesmo dia da fotografia de cima porém de outro angulo.
Fotografia da esquina da Rua Marechal Floriano com o Caminho Novo(atual Voluntários da Pátria) em 1880.
Fotografia da Praça da Matriz em 1865. Nesta época ainda não havia nenhuma urbanização nem ajardinamento e apenas o Chafariz da Hidráulica já tinha sido colocado no centro da praça.
Fotografia da Festa do Divino Espírito Santo que ocorria em frente a Igreja Matriz. Observar as barracas e o coreto em um aspecto típico das Quermesses de antigamente. A fotografia é de 1880 (aprox.)
Fotografia tomada desde a Rua Riachuelo em direção a Praça da Matriz. Um lampião a óleo de baleia aparece em primeiro plano e os alicerces da futura Casa da Camara (depois Tribunal de Justiça) salientam-se no centro da imagem. Fotografia tomada em 1865.
Fotografia da Cidade Baixa em 1880. A Rua que aparece em diagonal ao centro é a antiga Rua do Arvoredo(hoje Cel. Fernando Machado. Bem ao fundo se observa a Rua Lima e Silva e o Convento do Carmo.
Esta é a fotografia mais antiga que conhecemos do Colégio Militar (Escola de Cadetes). A fotografia foi tomada quando o edifício estava na fase final de construção em 1885.
Esta provavelmente seja a fotografia mais antiga do Mercado. Nela aparece o largo em frente ao mesmo e o início da Voluntários da Pátria. A fotografia é de 1870.
Rua do Arvoredo em 1860
Rua Riachuelo em 1865
Rua Duque de Caxias em 1880
Casa do Linguiceiro da Rua do Arvoredo em 1880
Vista da Rua da Ladeira (Gal. Camara) em 1875.
Rua Sete de Setembro em 1860

Um comentário:

  1. Olá Ronaldo,
    Na terceira casa à direita, na foto da esquina da Mal. Floriano com Voluntários em 1880, Candido Dias, o catalisador da fundação do Grêmio, viria a trabalhar no início do século XX. Naquela calçada Candido apresentou a primeira bola de couro de Porto Alegre ao grupo de comerciários que ali costumava se reunir para botar a conversa em dia.

    Carlos Eduardo Santos - carlosmemorial@gremio.net

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!