Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Velha Praça Conde D'Eu

               
Estas duas raríssimas fotografias acima mostram o Grande Circo Universal de Albano Pereira. Na fotografia de cima aparece a parte da frente que era voltada para a rua Marechal Floriano e na de baixo os fundos do circo aparecendo ainda o velho chafariz da Hidráulica Guaibense, o Mercado Público e parte do Edifício Malakoff. As duas fotografias devem ter sido tomadas quando o circo estava sendo demolido ou seja, novembro ou dezembro de 1878
Nesta fotografia tomada por volta de 1885, observamos a antiga Praça Rui Barbosa para onde os carreteiros do Largo do Paraíso foram  mandados quando se iniciou a urbanização efetiva da praça. Nesta época, a Praça Rui Barbosa não passava de um grande largo sem nenhuma urbanização.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Estas duas imagens acima são uma montagem gráfica sobre imagens de satélite do Google Maps.
Na fotografia superior mostramos a linha vermelha (seta azul) que indica a linha da margem do Guaíba antes dos aterros. Observar que os dois quadrados em pontilhado representam respectivamente, a Prefeitura (pontilhado amarelo) e o Mercado Público (pontilhado preto). O Velho Mercado construído em 1884, e demolido em 1870, aparece apontado pela seta vermelha.
Na fotografia inferior aparece a mesma imagem  de cima mas com a posição  em que se situava o Grande Circo Universal de Albano Pereira (seta vermelha) e o antigo Chafariz (seta azul).
A fotografia acima mostra o Presidente da Província Saturnino de Souza e Oliveira Coutinho que em 1842 mandou construir o primeiro Mercado Público da cidade na área hoje ocupada pela Praça XV.
O Presidente Saturnino governou a Província em duas oportunidades; a primeira de 24 de junho de 1839 a 27 de julho do mesmo ano e a segunda de 17 de abril de 1841 a 09 de novembro de 1842.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!