Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Construção do Abrigo e a Diminuição da Área da Praça


O Abrigo de Bondes da Praça XV de Novembro, foi construído em duas etapas. No início da década de 1930,foi construída, pela Companhia Carris Porto-Alegrense, uma primeira ala voltada para a Rua José Montaury. Em 1935, o abrigo foi prolongado, uma ala voltada para o edifício Malakof(hoje Delapieve). O abrigo atendia aos usuários das linhas de bondes Floresta e Independência, com acesso pelo lado voltado para a Praça XV, e a linha para a Cidade Baixa e Partenon pela ala do Edifício Malakof. Servia como ponto de confluência e baldeação.
Nesta fotografia, tomada do Edifício Malakof por volta de 1934, podemos ver a parte do abrigo que ficava voltada para a Rua José Montaury. Ao fundo aparece o edifício do antigo Hotel Jung.

                                          
A imagem acima, tomada em 1934, mostra a obras para construção da segunda parte do abrigo que ficava voltada para o edifício Malakof que aparece ao centro da fotografia.
Nas duas fotografias acima já podemos observar que a segunda parte do abrigo foi concluída. Ambas as fotografias são de 1936.
Neste anúncio,retirado do Guia Otten de 1942 podemos constatar que no abrigo funcionou uma rádio que possuia alto-falantes colocados de maneira que os usuários dos bondes pudessem ouvi-la. Segundo o pesquisador Luis A. Ferrareto, esta foi a nossa "Voz do Poste" como eram denominadas as rádios primitivas que possuiam alto-falantes nas praças e locais públicos principalmente nas cidades do interior do estado.
Imagem de satélite (Google) mostrando a configuração atual da Praça XV com o abrigo, em forma de L, margeando dois de seus lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!