Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Porto Alegre - A Capital dos Bondes - Parte III

O Abrigo dos Bondes na Praça XV de Novembro
O abrigo de bondes da Praça XV de Novembro foi construído em duas etapas. No início da década de 30, junto à rua José Montaury, foi construído um abrigo pela Companhia Carris Porto-Alegrense. Em 1935, o abrigo foi prolongado numa extensão de 38m.  em uma ala de frente para a lateral do antigo edifício Malakoff (hoje Ed. Delapieve). O Abrigo atendia aos usuários das linhas de bondes Floresta e Independência, com acesso pelo lado voltado para a Praça XV, e a linha para a Cidade Baixa e Partenon pela ala do Edifício Malakoff. Servia como ponto de confluencia e translado. Atualmente,o abrigo da Praça XV possui 26 estabelecimentos, a maioria, pequenas lojas e lancherias.
Nas duas fotografias abaixo, tomadas em 1955 aparece o abrigo com passageiros aguardando embarque e outros desembarcando.

Os dois mapas mostrados abaixo foram retirados e modificados do livro: "Cento e Onze Anos de Transporte - Secretaria dos Transportes - 1976 e mostram as linhas projetadas para sairem e chegarem ao centro bem como os translados entre as mesmas. Nesta época o abrigo ainda não estava construído mas já estava no projeto como podemos observar.
                     Clique no Mapa para Ampliar
Clique no Mapa para Ampliar
A fotografia acima, tomada em meados da década de 30, mostra o abrigo e parte da Praça XV de Novembro. Aparece ainda ao fundo o velho Ed. Malakoff e a esquerda, a Rua José Montaury. A segunda parte já havia sido concluída na ocasião da fotografia e o fotógrafo estava posicionado no Hotel Jung.
Na fotografia abaixo uma vista do abrigo no final do anos 30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!