Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Primeiros Bondes Elétricos que Circularam em Porto Alegre

Na fotografia acima, feita pelo fabricante (United Eletric) antes do embarque para o Brasil , observamos um dos bondes imperiais de dois andares que foram encomendados em 1906. A fotografia é o do número 38 que chegou por volta de 1916. Incrivelmente,apesar de serem muito bonitos e elegantes, estes modelos não aprovaram em Porto Alegre e por volta de 1920 foram transformados em bondes de um só andar. A Companhia de Força e Luz comprou 4 destes modelos e a população logo o apelidou de "Chopp Duplo".
Nesta fotografia( também tomada pelo fabricante) aparece um dos 35 bondes elétricos pequenos encomendados em 1906. Este veículos tinham oito fileiras de assentos e a capacidade de cada carro era de aproximadamente 40 passageiros. Por volta de 1920 a Força e Luz transformou estes carros em veículos fechados promovendo um maior conforto aos passageiros  nos dias de chuva e frio.
Este modelo fez parte da segunda entrega que a United Electric fez a Força e Luz por volta de 1916. Deste modelo semi-fechado (a parte do condutor era aberta) vieram quarenta unidades numeradas de 48 a 87.
Uma curiosidade é que estes modelos foram reformados por volta de 1928 e se transformaram nos populares "Gaiolas" de saudosa memória para aqueles que tem mais de 50 anos e tiveram o privilégio de andar de bonde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!