Antigo Parque de Exposições do Menino Deus

Antigo Parque de Exposições do Menino Deus
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Médico,formado pela antiga Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Pesquisador fotográfico há mais de 50 anos. Atualmente participa como colunista do Jornal da Pampa na TV Pampa onde, nas sextas-feiras às 19:00hs, apresenta o quadro "Uma História Fotográfica".

FOTO ADIVINHAÇÃO

FOTO ADIVINHAÇÃO

Hoje estamos postando uma nova "Foto Adivinhação" e dando o resultado da anterior.

A resposta correta era: O Antigo Chalé da Praça XV

A imagem que estamos postando hoje é de uma importante avenida de POA . Como dica podemos dizer que está situada em uma zona da cidade onde historicamente residiam muitas famílias tradicionais e abastadas da sociedade


Que avenida é essa?


Os acertadores receberão uma foto brinde, em alta definição e que poderá ser ampliada e enquadrada se assim desejarem.

Participe , voce pode tentar várias vezes até acertar

Mande sua resposta para:

ronaldomarcos.bastos@gmail.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Primeiros Bondes Elétricos que Circularam em Porto Alegre

Na fotografia acima, feita pelo fabricante (United Eletric) antes do embarque para o Brasil , observamos um dos bondes imperiais de dois andares que foram encomendados em 1906. A fotografia é o do número 38 que chegou por volta de 1916. Incrivelmente,apesar de serem muito bonitos e elegantes, estes modelos não aprovaram em Porto Alegre e por volta de 1920 foram transformados em bondes de um só andar. A Companhia de Força e Luz comprou 4 destes modelos e a população logo o apelidou de "Chopp Duplo".
Nesta fotografia( também tomada pelo fabricante) aparece um dos 35 bondes elétricos pequenos encomendados em 1906. Este veículos tinham oito fileiras de assentos e a capacidade de cada carro era de aproximadamente 40 passageiros. Por volta de 1920 a Força e Luz transformou estes carros em veículos fechados promovendo um maior conforto aos passageiros  nos dias de chuva e frio.
Este modelo fez parte da segunda entrega que a United Electric fez a Força e Luz por volta de 1916. Deste modelo semi-fechado (a parte do condutor era aberta) vieram quarenta unidades numeradas de 48 a 87.
Uma curiosidade é que estes modelos foram reformados por volta de 1928 e se transformaram nos populares "Gaiolas" de saudosa memória para aqueles que tem mais de 50 anos e tiveram o privilégio de andar de bonde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!