Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 2 de março de 2011

A Primeira Linha de Bondes de Porto Alegre

Fotografia tomada em 1880 que mostra os primeiros trilhos de bonde implantados na cidade.A linha saia da Várzea e chegava na frente da igreja do Menino Deus.
Na fotografia abaixo(1895) observamos um bonde puxado por burros preparando-se para seguir em direção à Várzea saindo do local que se denominava "Fim da Linha do Menino Deus".
A Garagem dos Bondes da Várzea ficava situada no mesmo local onde depois foi construída a nova garagem(demolida na década de 80) na João Pessoa esquina com a Sarmento Leite. Na fotografia abaixo podemos ver a primitiva garagem com o bonde Porto Alegre que fez a viagem inaugural para o menino Deus em 1873.
A charge abaixo(1865) publicada no jornal "O Século" satiriza a "Maxambomba" que foi a primeira experiencia com transporte coletivo em Porto Alegre. Era um veículo pesado que descarrilava com facilidade além de sacolejar de forma intensa. O chargista colocou a seguinte legenda: "É necessário ser marinheiro de longo curso para não deitar cargas ao mar"...........
Imaginem o que deveria ser uma viagem nesta geringonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e e-mail!