Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Bairro do Menino Deus

Panoramas do Menino Deus em um Século
Um século separa estas tres fotografias panoramicas.
Na fotografia superior(1858) tomada dos terrenos onde hoje está a Cúria Metropolitana de Porto Alegre, podemos ver o início do arrabalde do Menino Deus. Salienta-se a primitiva capelinha e umas poucas casas que foram responsáveis pelo início do povoamento.
A fotografia do meio foi tomada em 1936 de cima das obras da Catedral de Porto Alegre. Nela o bairro já aparece bastante populoso mas ainda com muitas áreas verdes correspondentes as inúmeras chácaras que lá existiam.
A fotografia inferior é uma vista aérea de 1958  onde aparece o centro da cidade em primeiro plano e bem ao fundo o bairro Menino Deus.
A comparação entre as tres fotografias dá uma idéia do crescimento que o bairro experimentou em 100 anos.


Um comentário:

  1. Que fantásticas são essas fotos do Menino Deus!! Fico impressionada em ver como o meu querido bairro cresceu, como se desenvolveu e floreceu!!! Menino Deus tem aquele ar de casa da gente, da família, dos amigos, da turma do colégio, dos primeiros namoros...ah, Menino Deus, pra andar pela Getúlio Vargas, dar uma corridinha ali no CETE, comer no chinês, ou quem sabe no Prenda Minha...Amo esse bairro....
    liadearruda@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!