Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sexta-feira, 25 de março de 2011

O Aniversário de Porto Alegre

Porto Alegre – 239 Anos
26 de março de 2011

Muitos me perguntam porque o aniversário da cidade é 26 de março e minha resposta muitas vezes não convence aos meus amigos. Realmente refere-se a criação naquela data em 1772, da Freguesia (termo usado na época para designar uma Paróquia) de São Francisco do Porto dos Casais separando-a da então Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão. Na ocasião foi nomeado vigário o padre José Gomes de Faria que tinha sido vigário em Taquari.
Dom Antonio do Desterro
Esta nova Freguesia foi criada por D. Antonio do Desterro que era Bispo do Rio de Janeiro e tinha jurisdição sobre todo o território do Rio Grande do Sul.
A criação da Freguesia se deu por solicitação do Governador José Marcelino de Figueiredo, em 1771, devido ao deficiente atendimento religioso que a recente povoação recebia.
José Marcelino de Figueiredo
Como se observa, a influencia religiosa acabou por definir a data do aniversário de nossa cidade. Entretanto, em 05 de novembro 1940 o então prefeito José Loureiro da Silva comemorou festivamente o Bi-centenário da cidade.
José Loureiro da Silva - 1940
Naquela data a Sesmaria de Santana (onde se encontra atualmente a cidade de Porto Alegre) foi concedida a Jeronimo de Ornelas em 1740.
Mapa da Sesmaria de Santana
Retirado do Livro: Porto Alegre a Cidade e Sua Formação - Clovis Silveira de Oliveira
Como se observa, existiriam outras datas que poderiam ser consideradas como sendo a do aniversário da cidade. Não me cabe criticar, mas acredito que a chegada dos açorianos seria a data mais adequada ou então a da concessão da sesmaria a Jeronimo de Ornelas. Nada contra a data religiosa mas não temos somente católicos na cidade.
Todas estas discussões entretanto são menores diante da capital de nosso estado que, independente da data definida para seu aniversário, continua a ser uma das mais belas e acolhedoras cidades do Brasil.  

Um comentário:

  1. Olá Ronaldo e demais amigos!
    No livro O Aniversário de Porto Alegre o professor Francisco Riopardense de Macedo, defensor da data de 1772, conta com detalhes toda a discussão técnica e política que se deu da década de 30 até 1972 sobre este assunto e coloca o argumento que prevaleceu: como não havia separação entre estado e igreja, a criação da freguesia significa, na prática, que a partir de 26 de março de 1772, quem nasceu aqui passou a ser considerado porto-alegrense. Acho que colocando assim essa questão fica mais clara.
    Abraços
    Régulo Franquine Ferrari

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!