Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Eduardo Hirtz

Foi um dos maiores exibidores de cinema do Rio Grande do Sul juntamente com Francisco Damasceno Ferreira e outros empresários. Este pioneiro da cinematografia gaúcha nasceu na Alemanha em 7 de abril de 1878 e faleceu em Porto Alegre, em 23 de fevereiro de 1951. Foi o primeiro produtor de cinema do Rio Grande do Sul. Inicia na produção com "O Ranchinho do Sertão", curta-metragem com Carlos Cavaco, baseado no poema "Ranchinho de palha", de Lobo da Costa. Lançado em 1909 e provavelmente a única ficção de sua filmografia. Todo o restante de sua produção é de atualidades como eram chamados os pequenos "documentários"  apresentados como complementos em suas casas de cinema.  Seu jornal de atualidades era chamado "Jornal Recreio Ideal". Em 1915, indignado por ter perdido uma concorrência para uma empresa de São Paulo, reuniu seu arquivo num terreno baldio e ateou fogo. Por isso, apenas fragmentos de sua obra estão hoje preservados. Uma lástima.
Na fotografia acima a característica de abertura dos filmes de Eduardo Hirtz

2 comentários:

  1. Maria Rosa Fontebasso8 de fevereiro de 2011 15:22

    Ronaldo,
    que maravilha ler a história do cinema na nossa cidade. Nem sei dizer o que é mais emocionante, se as pessoas que fizeram esya hitória, se o que conseguiram fazer, se os testemunhos que ainda existem.
    É um prazer passar por todas essas informações.
    Maria Rosa

    ResponderExcluir
  2. Olá! Meus nome é Álvaro gostaria de saber como encontrou a história de Eduardo Hirtz, sei que ele é de minha família, mas não enho certeza de qual é o grau de parentesco comigo, se puder me indicar onde posso pesquisar.

    Meu e-mail - hirtzdealmeidaf@gmail.com

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!