Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Segunda Estação Férrea de Porto Alegre

Apelidada de “Castelinho” pela população em virtude de sua arquitetura com torre e ameias, foi construída em 1898 na mesma área da primeira estação ou seja, no cruzamento da Rua Conceição com a Voluntários da Pátria. Foi demolida em 1970 para dar lugar a passagem do Viaduto da Conceição.
Fotografia de cima -1897
Fotografia de Baixo -1904

Um comentário:

  1. Olá Ronaldo.
    Estou fazendo uma pesquisa sobre a Estação que localizava-se próximo as docas do Cais do Porto, atrás do Mercado Público de Porto Alegre. Foi uma estação do carro a motor e que foi demolida. Nela era o local onde os pedestres podiam alugar um carro de praça ou, pegar uma lotação para o bairro, ou seja, o destino desejado.
    Eu não estou encontrando a imagem e nem o histórico que fale sobre esta estação, a priori, na internet. Como sei que tu consegues este tipo de informação, decidi vir até teu blog (excelente, criativo e educativo, por sinal) a fim de pedir-lhe o pedido de que, caso tu tenhas alguma informação à este respeito, favor enviar-me.
    O meu e-mail é: katydesiqueira@yahoo.com.br.
    A propósito, na foto da adivinhação, se for o local que estou pensando (e irei te responder via e-mail, assim que receber tua resposta), e, intuitivamente sei que é, localiza-se no primeiro BAIRRO de Porto Alegre. Isto é, o primeiro Arraial que se transformou em bairro na década de 40 do século XIX. Mais uma "pista" pro pessoal internáutico...rsrs
    Um abraço pra ti e bom domingo.
    Att. Katy de Siqueira (Historiadora e Pesquisadora)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!