Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Francisco de Paola S. Xavier

Francisco de Paola S. Xavier foi o responsável pela primeira exibição de cinema realizada em Porto Alegre no dia 05 de novembro de 1896. Este mesmo empresário tinha estado no Rio de Janeiro 3 meses antes onde fez apresentações com seu aparelho. Após alguns dias na cidade segue para Pelotas-RS onde lá, em 26 de novembro, faz apresentações com seu cinematógrafo.
Um dos 3 filmes que fazia parte desta primeira apresentação é " A Dança Serpentina" de Thomas Edison. Clique no vídeo abaixo para ve-la.

video

2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Parabéns pelo seu blog que tem dados e fotos muito interessantes.
    Gostaria de fazer uma correção sobre o Francisco de Paola.
    Na época do centenário do cinema mundial, 1996, fiz pesquisa e escrevi artigo sobre ele. Consegui a única foto existente dele, com uma bisneta em Pelotas, pois até então não se conhecia a face dele. O artigo foi publicado no Diário da Manhã de pelotas e depois dei uma cópia da foto para o pesquisador Antônio Jesus Pfeil que a utilizou num livro.
    O De Paola era italiano nato, não tem esse "S. XAVIER" no nome. Em verdade o primeiro nome era Francesco. Ele se estabeleceu em Pelotas no início do século 20, quando parou de perambular com os cinematógrafos. Lá ele fundou o Bazar Edison, tradicional casa musical que vendia fonógrafos, discos, etc. De Paola faleceu em 1951. Abraço

    Pedro Henrique Caldas
    pecaldas@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!