Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estação Primitiva de Carazinho em 1920


A estação de Carazinho foi inaugurada em 15 de novembro de 1897. Em 1930, a estação foi ponto de reunião de trens e  soldados que se dirigiam para o norte do país para o apoio a Vargas durante a revolução de 30. Em 1937, o velho e histórico prédio foi posto abaixo e em seu lugar construído um novo, que é o atual. Funcionou como estação da ALL( América Latina Logística) por algum tempo, mas em 2002 já abrigava um depósito de materiais de construção. A vila ferroviária, chamada de Vila Itararé, abriga ainda ex-ferroviários.



3 comentários:

  1. Olá! Sou de Carazinho e gostei de sua matéria a respeito da Estação Ferroviária,mas há um equivoco,esta imagem que você postou como atual,é de cerca de 10 anos,ou mais.
    Atualmente a estação não abriga mais um loja de materiais de construção,há ainda moradores na parte superior da estação,e na parte frontal onde havia os trilhos do trem,há um terminal de ônibus,onde passam tanto os ônibus da cidade quanto os de viagem.
    A estação foi reformada,realmente há alguns anos ela estava em péssimo estado de conservação.
    Agora além de um terminal de ônibus,há também uma praça.
    Creio que se você entrar em contato com a prefeitura daqui,conseguirá fotos da estação e do terminal.
    Espero que o post seja modificado,afinal a estação deixou de ser como está na foto,há muitos anos.
    Atenciosamente,
    Shana Mattje.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma foto antiga da est. ferrov. de Carasinho, e realmente é diferente desta da foto. Caso haja interesse, mando a foto por mail, pra comparar ok? A foto é do tempo da VFRGS, em P&B, e o prédio era bem interessante! rsrs Abraço. Vanderlei A. Zago (Campinas/SP)
    email: van6455fepasa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Senhores, esta estação postada diz claramente que é de 1920 +-, após foi construido um prédio de alvenaria com dois pavimentos sendo que com dois apartamentos no andar de cima e abaixo ficava, saguão, bilheteria, escritorio do agente, uma sala para depósito, alem de uma outra edificação retirada uns 100m aonde funcionava a conferencia de mercadorias. Em frente a este deposito tinha uma balança giratoria aonde as composições podia fazer a volta. Cresci dentro desta estação. Infelizmente nao tenho fotos, se alguem tiver e quiser ceder, zknunes@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!