VARIG - 90 anos

VARIG - 90 anos
Vista Aérea do Colégio Rosário e Arredores - 1949
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Estrada de Ferro do Riacho

Vista da Estação do Riacho em 1926

 Esta raríssima fotografia aérea, tomada por volta de 1926 e cujo autor é desconhecido(provavelmente tomada por aeronave militar ou de algum piloto do Sindicato Condor) mostra a estação do Riacho com sua estrutura completa. Na fotografia ainda aparece parte da cidade baixa, salientando-se o prédio do Pão dos Pobres e uma boa parte da Avenida Praia de Belas. Ao fundo, os muros brancos do cemitério da Santa Casa.


Vista da Estação do Riacho – 1898

Esta fotografia, tomada por um fotógrafo amador( Herr Colembusch), mostra a Estação do Riacho nos primeiros anos de seu funcionamento(1898). Nesta época os trens carregavam apenas cubos(ou cabungos) e se preparavam para iniciar o transporte de passageiros.
Trem passando na Praia de Belas - 1899


Esta fotografia, tomada por um fotógrafo amador ( Herr Colembusch), mpstra o trem, com vagões de passageiros passando na Prais de Belas na altura da Rua Botafogo. A Locomotiva que aparece na fotografia, foi a primeira a operar a linha em 1896.
Ponte Férrea da Estação do Riacho - 1920

Esta fotografia mostra uma visão geral da Estação do Riacho e também da ponte férrea sobre o mesmo para que a linha fosse até a Praça da Harmonia (mais ou menos onde hoje se encontra a Usina do Gasometro)
Ponta do Dionísio - 1900
Neste local eram despejados, antes de 1899, os dejetos fecais. Havia um trapiche para que os cubos fossem despejados no Guaíba.Este trapiche ficava onde hoje se localiza o Clube Veleiros do Sul A partir de 1899, os despejos passaram a ocorrer na Ponta do Melo que é onde até poucos anos, funcionou o Estaleiro Só.
Passagem da Estrada de Ferro do Riacho - 1903
Esta fotografia mostra uma passagem do trem misto ( passageiros e cabungos) que fazia a linha da Tristeza nos primeiros anos da linha em 1903
Parte do ramal da Vila Nova - 1925

Esta fotografia mostra uma parte do desvio da linha férrea para o Bairro da Vila Nova. Muitas mercadorias, principalmente a produção de frutas da Vila, foi transportado para Porto Alegre pela via férrea.
Estação Vicente Montegia - 1925

 Em 1925 iniciou-se a construção desta estação na Vila Nova. As operações se iniciaram em 1926. Esta fotografia foi tomada durante o período de construção em dezembro de 1925
Estação Ildefonso Pinto - 1955

Em 1925 a municipalidade iniciou a construção da Estação Ildefonso Pinto que se situou na Avenida Mauá, atrás do Mercado Livre. A linha férrea, qua já chegava até a Praça da Harmonia, foi levada até a Ildefonso Pinto onde ocorria a conexão para São Leopoldo, Novo Hamburgo e outras cidades. 
Estação Férrea do Riacho - 1900


Esta fotografia foi tomada em um domingo. Observa-se o intenso movimento de passageiros na estação. Aos sábados e domingos o número de viagens para a Tristeza aumentava bastante
Estação Férrea da Tristeza - 1902

Em 1900 foi construída uma estação férrea na Tristeza. Nesta época os trens passaram a carregar também passageiros e isso incrementou bastante o bairro Tristeza como balneário de área de lazer.
Corte na rocha na Vila Conceição - 1913


Para permitir que os trens atingissem a Tristeza, foi necessário um corte na rocha com mais de 10 metros de profundidade por quase 80 de comprimento. Com isso, as composições chegavam até o balneário da Tristeza e também a Pedra Redonda. Até os dias de hoje, este corte pode ser visto no local.
Carvoaria da Estação do Riacho - 1922

A estrutura da Estação do Riacho ganhou um depósito para carvão em 1922. Este fato se deu em função do aumento do fluxo dos trens naquela linha.
Carro motor na ponte férrea do riacho -1928


Em 1920 foi construída uma ponte férrea sobre o riacho com a finalidade de levar a linha férrea até o canteiro de obras do Cais do Porto que ficava na antiga Praça da Harmonia.
Alberto Bins inaugura o ramal da Vila Nova - 1926

Esta fotografia foi tomada no dia que o então Prefeito Alberto Bins inaugurava o Ramal da Vila Nova e juntamente se inaugurava a Estação Vicente Montegia 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Avenida Borges de Medeiros e Viaduto Otávio Rocha

A Rua General Paranhos - 1865


As Obras do Viaduto Otávio Rocha - 1926

Avenida Borges e Viaduto - 1938


Borges de Medeiros - 1940

Borges de Medeiros Iluminada - 1939

Colocação dos Trilhos na Borges de Medeiros - 1932

Construção do Viaduto Otávio Rocha - 1930

Construção do Viaduto Otávio Rocha - 1932

Início das Demolições na General Paranhos - 1924

O viaduto Otávio Rocha logo após sua construção - 1933


Obras de Escavação para o Viaduto Otávio Rocha - 1926


Obras do Viaduto Otávio Rocha - 1930
Viaduto Otávio Rocha nos dias de hoje - 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cais do Porto

Os velhos trapiches - 1900


O início da construção do paredão - 1911



Cais do Porto - 1913

Ocupação da Praça da Harmonia - 1918

Inauguração do Cais do Porto - 1921

Cais do Porto em 1922


Vista Aérea do Cais do Porto em 1930


Cais Marcílio Dias - 2005


Cais Mauá - Vista Aérea - 2008


Cais Mauá em Porto Alegre - 2007


Pórtico Central e Armazéns - 2010


Cais do Porto - 1938


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Praça da Alfandega

Praça Afandega nos dias de hoje - 2010

Vista da Praça da Alfandega em 1930


Panorama da Praça da Alfandega em 1928

O antigo Edifício da Alfandega - 1887


Interior da Praça da Alfandega - 1920

Interior da Praça da Alfandega - 1922


D.Pedro II chega ao Cais da Alfandega - 1865


Praça da Alfandega Iluminada - 1935


Cais e Praça da Alfandega vistos do Guaíba - 1985


A Praça da Alfandega vista da Rua da Praia - 1900