Hospital Parque Belém

Hospital Parque Belém
Hospital Parque Belém - Vista da Parte Fronteira
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Chafariz da Praça da Matriz – 1900



Foi o primeiro dos chafarizes instalados em logradouros públicos pela Hidráulica Porto – Alegrense. De rara beleza, foi demolido em 1910 para permitir a construção do monumento em homenagem a Júlio de Castilhos. Parte de suas imagens que representam os afluentes do Guaíba, encontra-se preservadas na Praça Dom Sebastião.

2 comentários:

  1. Na Internet, eu lí que estas imagens já estiveram com colecionadores particulares e que a imagem centar, que representa o Guaíba, continua com algum particular. Nada contra eles, mas bota desleixo nisso. Como pode.Isso irrita a nós que gostamos dxe ver nosso patrimônio cultural preservado

    ResponderExcluir
  2. Moro no interior, Cachoeira do Sul. Na minha cidade também possuímos um chafariz chamado Château D'Eau igualmente construído pela Hidráulica da cidade na época. O monumento felizmente está até bem conservado, ao contrário deste. Estive ontem na Praça Dom Sebastião e fiquei chocada com o estado das esculturas. Também percebi que elas eram belas demais e não combinavam o pedestal nem com o espelho d'água que estava seco. Foi aí que eu fui ler sobre a história destas esculturas e é claro, LEVEI UM CHOQUE, com a notícia da demolição do BELÍSSIMO CHAFARIZ para a construção do monumento ao Borges de Medeiros. Como puderam fazer isso? E hoje, por que o abandono das estátuas, sujeitas à depredação e nem sei mais o quê?
    Renate Elisabeth Schmidt de Aguiar
    Cachoeira do Sul

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!